Publicado em terça, 19 de outubro de 2021 17:05:00
Dicas de como encantar e fidelizar clientes
Para toda empresa, seja ela de qualquer segmento ou tamanho, um dos maiores desafios que ela precisa lidar todos os dias é: “Como fazer o cliente comprar meu produto ou serviço e ainda retornar após essa experiência?”
A Fidelização de Clientes é tão importante quanto a conquista de um novo, pois aquela pessoa que já vivenciou o contato com a sua marca, terá mais facilidade para decidir se retornará ou não esse contato e se compartilhará essa experiência de forma positiva ou negativa com sua rede de contatos.
Ter clientes aliados à sua marca gera inúmeros benefícios, como por exemplo:
- Clientes fieis indicam seu produto/serviço através do Marketing Boca a Boca e se tornam espontaneamente Advogados da Marca!
- Geram mais lucro para a empresa, pois a manutenção de um contato ativo gera menos custo que a aquisição de um lead novo.
- Criam melhores oportunidades de venda, afinal o cliente fiel já confia em você para ajudá-lo a resolver suas necessidades, portanto sua empresa poderá oferecer diferentes itens do seu portfólio, gerando assim, vendas cruzadas (cross selling), que aumentam de forma eficaz o faturamento da empresa.
Como vimos, a Fidelização de Clientes traz muitos benefícios para qualquer empresa, mas como colocar isso em prática de forma consistente. Separamos algumas dicas para transformar leads comuns em Embaixadores da sua Marca:
1) Atendimento Personalizado e com muita Empatia
Já ouviu aquela frase: “A 1ª impressão é sempre a que fica”? Pois então, seja o seu ponto de vendas presencial, remoto, digital, o primeiro contato deve gerar uma experiência única para o comprador. O vendedor precisa se colocar no lugar da pessoa que está comprando e entender qual sua real necessidade para então apresentar uma solução.
Muitas vezes o comprador “entra na loja” querendo comprar maçã e o vendedor oferece banana devido à falta de entendimento e empatia com ele. Antes mesmo de oferecer algum produto ou serviço pergunte ao cliente o que ele busca, escute sua necessidade, crie conexão, e só então ofereça. Ele é o elemento fundamental que traz receita para sua empresa então nada mais importante do dar que total atenção e importância a ele.
2) Torne Única a Experiência de compra
Para que ele tenha um contato positivo que faça ele retornar a sua loja, você precisa impactá-lo com criatividade e inovação ao apresentar algo diferente da concorrência. Torne sempre acessível e fácil o contato com seu produto/serviço e com o setor/ferramenta de vendas e gere oportunidades de conveniência (dentro e fora da loja) para que facilite sua decisão de compra.
Eventuais imprevistos podem acontecer no decorrer deste processo, mas é como você levará isso para o cliente que definirá seu retorno. É preciso gerar soluções rapidamente para qualquer problema que possa surgir, desde o fechamento da venda até a entrega do produto/ serviço e após seu uso “fora da loja”.
Ex: “O produto atrasou a entrega?”; “Recebeu o produto com algum defeito?”; “O serviço não atendeu o esperado?”; tenha uma equipe de Pós Venda Qualificada e empenhada, que resolva essas eventualidades sem gerar qualquer desconforto que comprometa o relacionamento dele com a sua empresa.
3) Encante-o com um Brinde Surpresa!
Quem não gosta de receber presente sem estar esperando?
Toda pessoa gosta de ser agradada e se sentir especial. Receber algo além do que está comprando gera uma conexão ainda maior do consumidor com a sua marca, afinal de contas ele se sente reconhecido e recompensado por ter escolhido a sua empresa e não a do concorrente para aquisição daquele item.
O Brinde Personalizado além de ajudar na fidelização desse cliente, também acaba sendo usado como uma ótima ferramenta de marketing espontâneo no caso de uma experiência positiva de compra.
Que tal presentear com um Kit Churrasco Personalizado o cliente que acabou de adquirir uma casa em sua imobiliária?
Ou quem sabe uma Caderneta Poshline Personalizada para quem comprou seu curso de finanças online?
Surpreenda com uma Squeeze Personalizada aqueles que adquiram um plano Top na sua academia?
E até mesmo uma Sacola Ecobag Personalizada para quem comprou sua linha premium de produtos naturais.
Para todo tipo de negócio tem sempre um presente especial para todo cliente especial! Nós da 4unik te ajudamos a fidelizar mais clientes através de Brindes Personalizados. Confira outras dicas em nossa página e boas vendas =)