Desenvolva o Endomarketing na sua empresa


Num ambiente corporativo cada vez mais competitivo e exigente, fica cada vez mais difícil manter sua equipe sempre engajada e motivada para trazer os melhores resultados para sua empresa. Uma estratégia bem sucedida de Endomarketing e um bom programa de Onboarding aumenta o grau de compromisso e lealdade dos colaboradores com a corporação, transformando-os em agentes embaixadores da marca.
Confira alguns benefícios que essa estratégia pode trazer para sua empresa:

1 - Colaboradores Engajados e motivados
Dentre os benefícios almejados está a motivação dos funcionários, uma equipe engajada será mais colaborativa, trará mais ideias de melhorias e será mais consciente sobre os desafios diários da empresa. Os colaboradores ficam mais motivados ao perceberem que fazem parte de uma organização que preza pela qualidade de trabalho e bem-estar deles.

2 - Melhora no ambiente corporativo
O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável em que os trabalhadores se sentem à vontade, confortáveis e mais satisfeitos. Com ações relevantes de Endomarketing, os colaboradores sentem-se valorizados por sua empresa e, além de contribuir com um ambiente saudável e harmonioso com melhor energia e menos atritos internos.

3 - Menor rotatividade de colaboradores e retenção de talentos
A rotatividade tende a diminuir devido ao aumento da satisfação e compromisso que os funcionários têm com a organização, quando eles confiam na empresa a consequência é tornarem-se mais fiéis e sentirem-se como parte da corporação. Com a diminuição de tunover a empresa acaba também retendo colaboradores talentosos que poderiam estar procurando outras oportunidades na concorrência.

4 - Aumento de produtividade, redução de custos e mais lucro
Podemos destacar o aumento da produtividade dos trabalhadores motivados que realizam o seu trabalho de forma mais eficiente, um colaborador satisfeito com a empresa rende mais do que um insatisfeito. Um funcionário que desperdiça seu tempo produtivo na empresa também gera mais custos para a mesma. Com mais produtividade, rendimento e redução de custos (com colaboradores menos produtivos e recontratações) acabamos também gerando mais lucro.

5 - Promoção da Marca
Colaboradores engajados e motivados acabam se tornando os melhores advogados da marca, pois sua admiração e parceria com a empresa promovem sua divulgação de forma natural e espontânea. Um funcionário que promove sua marca conhece seu produto (ou serviço) e seus valores melhor do que qualquer outra pessoa de fora. Porém se sua empresa não tem um bom relacionamento e cuidado com os colaboradores, o oposto também pode acontecer e acabar denegrindo a imagem da sua marca no mercado.

Confira algumas dicas de como estruturar o Endomarketing na sua empresa:

1 - Ofereça uma ambiente agradável e estimulante

Um ambiente harmônico, colaborativo e participativo vai estimular nas pessoas mais participação, reconhecimento e relacionamentos saudáveis. Mesmo em dias de tensão, excesso de trabalho e pressão, se os colaboradores tiverem um bom suporte estrutural e emocional, ainda assim, desempenharão um bom trabalho.

Estabeleça metas diárias, semanais, para pequenos grupos e áreas, sempre desafiando os colaboradores a se superarem. Uma rotina metódica e limitante pode ser um banho de água fria em colaboradores cheios de energia e ideias.

2 - Estimule uma comunicação fluída e sem ruídos

Mantenha sempre uma comunicação bilateral. Isso quer dizer que a empresa deve falar, mas também ouvir sua equipe. Dar feedbacks e também oferecer aberturas para receber sugestões facilitam o diálogo interno entre os departamentos e níveis de hierarquia na empresa.

Essa é a melhor maneira de evitar os ruídos da comunicação e a famosa “fofoca”, que percorre longo caminho com interpretações equivocadas, podendo impactar e contaminar um ambiente onde se encontram as pessoas engajadas.

3 - Reconheça seus colaboradores

O reconhecimento de um bom trabalho é um dos aspectos que contribuem para manter os colaboradores motivados. Elogiar seu desempenho salientado suas habilidades, enaltece as competências e estimula os colegas a se dedicarem para merecer um lugar de destaque.

Quando a empresa conquistar um resultado importante, comemore e compartilhe com sua equipe, deixando claro o quanto a participação efetiva de todos contribuiu para que a organização tivesse êxito.

4 - Desenvolva programas de Integração

Antes de iniciar as atividades é fundamental que o profissional seja apresentado a toda a empresa — instalações, departamentos, colegas — para criar vínculo e se adaptar, mais facilmente, em um Programa de Onboarding bem planejado. 

Inclua em seus Programas de Integração e campanhas internas alguns Kits Personalizados para presentear seus participantes de modo que esses brindes evidenciem sua marca e sirvam de ferramenta de marketing para esses novos membros divulgarem sua empresa mesmo fora do ambiente corporativo. Integre seus recém contratados com um Kit Onboarding ou Welcomekit. Forneça uma boa recepção em seus treinamentos com um Kit Boas-vindas ou Kit Colaborador. Encante seus clientes internos e externos com um Kit Escritório ou Kit Caderneta.

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