Publicado em segunda, 07 de março de 2022 11:11:50
Desenvolva o Endomarketing na sua empresa
Num
ambiente corporativo cada vez mais competitivo e exigente, fica cada vez mais
difícil manter sua equipe sempre engajada e motivada para trazer os melhores
resultados para sua empresa. Uma estratégia bem sucedida de Endomarketing
e um bom programa de Onboarding aumenta o grau de compromisso e lealdade
dos colaboradores com a corporação, transformando-os em agentes embaixadores da
marca.
Confira alguns benefícios que
essa estratégia pode trazer para sua empresa:
1 - Colaboradores Engajados e motivados
Dentre os benefícios almejados está a motivação
dos funcionários, uma equipe engajada será mais colaborativa, trará mais ideias
de melhorias e será mais consciente sobre os desafios diários da empresa. Os
colaboradores ficam mais motivados ao perceberem que fazem parte de uma
organização que preza pela qualidade de trabalho e bem-estar deles.
2 - Melhora no ambiente corporativo
O endomarketing proporciona um clima
organizacional saudável em que os trabalhadores se sentem à vontade,
confortáveis e mais satisfeitos. Com ações relevantes de Endomarketing, os
colaboradores sentem-se valorizados por sua empresa e, além de contribuir com
um ambiente saudável e harmonioso com melhor energia e menos atritos internos.
3 - Menor rotatividade de colaboradores e retenção de talentos
A rotatividade tende a diminuir devido ao
aumento da satisfação e compromisso que os funcionários têm com a organização,
quando eles confiam na empresa a consequência é tornarem-se mais fiéis e
sentirem-se como parte da corporação. Com a diminuição de tunover a empresa
acaba também retendo colaboradores talentosos que poderiam estar procurando outras
oportunidades na concorrência.
4 - Aumento de produtividade, redução de custos e mais lucro
Podemos destacar o aumento da produtividade dos
trabalhadores motivados que realizam o seu trabalho de forma mais eficiente, um
colaborador satisfeito com a empresa rende mais do que um insatisfeito. Um
funcionário que desperdiça seu tempo produtivo na empresa também gera mais
custos para a mesma. Com mais produtividade, rendimento e redução de custos
(com colaboradores menos produtivos e recontratações) acabamos também gerando
mais lucro.
5 - Promoção da Marca
Colaboradores engajados e motivados acabam se
tornando os melhores advogados da marca, pois sua admiração e parceria com a
empresa promovem sua divulgação de forma natural e espontânea. Um funcionário
que promove sua marca conhece seu produto (ou serviço) e seus valores melhor do
que qualquer outra pessoa de fora. Porém se sua empresa não tem um bom
relacionamento e cuidado com os colaboradores, o oposto também pode acontecer e
acabar denegrindo a imagem da sua marca no mercado.
Confira algumas dicas de como estruturar o Endomarketing
na sua empresa:
1 - Ofereça uma ambiente agradável e estimulante
Um
ambiente harmônico, colaborativo e participativo vai estimular nas pessoas mais
participação, reconhecimento e relacionamentos saudáveis. Mesmo em dias de
tensão, excesso de trabalho e pressão, se os colaboradores tiverem um bom suporte
estrutural e emocional, ainda assim, desempenharão um bom trabalho.
Estabeleça
metas diárias, semanais, para pequenos grupos e áreas, sempre desafiando os
colaboradores a se superarem. Uma rotina metódica e limitante pode ser um banho
de água fria em colaboradores cheios de energia e ideias.
2 - Estimule uma comunicação fluída e sem ruídos
Mantenha
sempre uma comunicação bilateral. Isso quer dizer que a empresa deve falar, mas
também ouvir
sua equipe. Dar
feedbacks e também oferecer aberturas para receber sugestões facilitam o
diálogo interno entre os departamentos e níveis de hierarquia na empresa.
Essa
é a melhor maneira de evitar os ruídos da comunicação e a famosa “fofoca”, que
percorre longo caminho com interpretações equivocadas, podendo impactar e
contaminar um ambiente onde se encontram as pessoas engajadas.
3 - Reconheça seus colaboradores
O reconhecimento de um
bom trabalho é um dos aspectos que contribuem para manter os colaboradores
motivados. Elogiar seu desempenho salientado suas habilidades, enaltece as
competências e estimula os colegas a se dedicarem para merecer um lugar de
destaque.
Quando
a empresa conquistar um resultado importante, comemore e compartilhe com sua
equipe, deixando claro o quanto a participação efetiva de todos contribuiu para
que a organização tivesse êxito.
4 - Desenvolva programas de Integração
Antes
de iniciar as atividades é fundamental que o profissional seja apresentado a
toda a empresa — instalações, departamentos, colegas — para criar vínculo e se
adaptar, mais facilmente, em um Programa de Onboarding bem planejado.
Inclua em seus Programas de Integração e campanhas internas alguns Kits Personalizados para presentear seus participantes de modo que esses brindes evidenciem sua marca e sirvam de ferramenta de marketing para esses novos membros divulgarem sua empresa mesmo fora do ambiente corporativo. Integre seus recém contratados com um Kit Onboarding ou Welcomekit. Forneça uma boa recepção em seus treinamentos com um Kit Boas-vindas ou Kit Colaborador. Encante seus clientes internos e externos com um Kit Escritório ou Kit Caderneta.
Os melhores Kits Personalizados para seus
colaboradores, clientes e influenciadores você encontra aqui na 4Unik!