4 dicas de como alavancar suas vendas no varejo

Um dos maiores desafios que a maioria das empresas enfrentam no dia-a-dia é saber como diferenciar, sem ferir seu lucro, seu produto ou serviço da concorrência. Com um mercado cada vez mais competitivo, fica cada vez mais difícil se destacar e ainda valorizar sua marca dentro de uma “guerra de preços” sem fim.

Por outro lado, com o avanço da tecnologia, hoje temos serviços mais eficientes, produtos que trazem mais resultados e consumidores mais exigente que não buscam apenas preço, mas sim uma boa experiencia de compra e conexão com sua marca.

Pensando nesse novo cenário, separamos 4 dicas para alavancar suas vendas sem desvalorizar seu produto:

1 - Conheça bem o seu cliente

Antes de saber “como vender” é muito importante saber “pra quem” vender. Pois direcionando seus esforços para o público certo você economiza muito tempo e dinheiro montando estratégias que levarão seu negócio ao cliente ideal.

Identifique e desenhe seu público alvo nos mínimos detalhes e estude seu comportamento de consumo para entender suas principais necessidades. Somente conhecendo bem o perfil do seu cliente você conseguirá definir com mais exatidão quais os melhores canais e ferramentas de divulgação da sua empresa e como criará diferenciais para solucionar a “dor” do seu prospecto através do seu produto/serviço.

2 – Atendimento Personalizado e Qualificado

Após conhecer bem seu cliente, sua equipe de vendas deve estar preparada ara atende-lo desde o primeiro contato com excelência, para que ele tenha uma boa impressão e se sinta à vontade e confiante para fechar negócio com você e não com a concorrência.

Mesmo que muitas empresas hoje em dia utilizem técnicas automatizadas para atendimento, a maioria das pessoas não gostam de falar com um robô.

As pessoas gostam de falar sabendo que estão sendo ouvidas. E na experiência de compra não é diferente. O cliente quer ser ouvido e é muito importante o vendedor se atentar a isso, pois é ouvindo suas dores e fazendo o briefing correto que ele conseguirá oferecer a melhor solução para sua necessidade e não perderá o tempo do comprador mostrando itens que não lhe atendam.

3 – Boa apresentação de loja

Tanto uma loja física como uma virtual precisam de uma boa apresentação para impactar o positivamente o cliente já no primeiro contato.

Aproveite de forma criativa as cores da identidade da sua marca no visual da loja e disponibilize os produtos de forma estratégica e organizada. Deixe em destaque seu “carro chefe”, novidades e promoções.

Seu produto deve estar sempre bem acessível aos olhos do cliente. Se for site, explore com imagens e vídeos os detalhes do mesmo, mostrando-o em diversos ângulos, sendo utilizado, benefícios/resultados e tenha uma descrição completa para demais dúvidas do possível usuário.

Se for loja física, mantenha boa parte dos produtos na altura de manuseio do consumidor e tenha itens de amostras para que este já tenha um contato direto com a experiência de consumo. Coloque ferramentas interativas e bons vendedores para apresentar benefícios/ resultados e sanar qualquer dúvida e aposte num visual diferenciado das embalagens para destacar e valorizar ainda mais seu Brand.

4 – Estratégias de Promoções

Investir em promoções nas vendas não quer dizer necessariamente diminuir preços e oferecer descontos, há também outras formas de aproveitar essa ferramenta de um jeito mais inteligente e lucrativo.

Uma boa estratégia de promoção é aquela que faz o cliente levar + por -, trazendo benefícios para ambas as partes. Exemplo: “Na compra de 2 unidades leve a 2ª pela metade do preço”, ou “Compre 5 e leve a 6ª de graça”.

Outra forma de fazer o cliente comprar mais é criando Kits com itens diferentes, porém complementares e com desconto no valor total. Eles agregam mais valor ajudam no aumento das vendas.

Outra dica de ouro é incluir 1 Brinde Personalizado com a compra de mais itens ou kit.

Quem aqui já não comprou 5 Pacotes de Café só para ganhar uma Caneca PersonalizadaOu 3 garrafas do mesmo vinho pra ganhar um Saca Rolhas Personalizado. 1 kit de suplementos por uma Squeeze Personalizada. E até 1 kit completo de cosméticos porque gostou da Necessaire Personalizada.

Nós da 4unik te ajudamos a vender mais e melhor e destacar sua marca da concorrência, fazendo com que ela permaneça em evidencia através dos Brindes Personalizados. Confira outras dicas em nossa página e boas vendas =)

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